Projeto Hidrossanitário
Um Projeto de Instalações Hidrossanitárias, ou Projeto Hidrossanitário, deve indicar as posições e os diâmetros das tubulações, caixas de inspeção e demais componentes de um sistema hidráulico. Nele são detalhados os sistemas referentes as redes de água fria, água quente, esgoto, águas pluviais e reuso de água.
Seguimos as seguintes etapas para a elaboração de Projetos Hidrossanitários:
Importância:
A inexistência de um Projeto Hidrossanitário pode causar transtornos durante e posteriormente à fase de execução da obra.
Durante a fase de execução, um Projeto Hidrossanitário bem elaborado evita a improvisação ao considerar outros projetos, dificultando assim, discordâncias e sobreposições entre eles.
O contratante fica ainda sujeito a incômodos ligados à falta de conhecimento, como a ligação da rede sanitária diretamente na rede pluvial, falta de um sistema de tratamento individual de esgoto, improvisação na escolha de conectores e tubos, entre outros. Existe ainda a possibilidade da compra desnecessária de insumos e desperdício de materiais.
Podemos ainda citar transtornos posteriores à fase de execução da obra, como a ineficiência de pressão de água em torneiras e chuveiros e o retorno de gases fétidos pela tubulação, causadores de mau cheiro. Além disso, é muito comum em construções sem planejamento hidráulico, o desconforto com vazamentos e entupimentos.
Desse modo, um Projeto Hidrossanitário evita improvisação e reduz o desperdício de materiais durante a fase de execução da obra e evita gastos futuros de reformas de correção.